Para meus colegas do Quinto semestre matutino da Estácio Jabaquara e demais seguidores segue o resumo do filme “A
Onda” (1981)
O filme basicamente
fala de uma classe onde o Sr. Ross é o professor e, dentre muitos
alunos, Robert é considerado o esquisito e, por isso, excluído do
grupo.
Durante uma aula onde o
tema nazismo é abordado, o sr. Ross fica profundamente tocado quando
uma das alunas, Laurie, pergunta porque os alemães não-nazistas
nada fizeram para conter os horrores dos campos de concentração.
Após a aula, o
professor aprofunda-se no assunto e resolve criar um novo método de
ensino:
- Força pela disciplina => um método adequado traz poder e sucesso, pois poupa o tempo r agiliza os processos. Todos deveram sentar-se adequadamente, responder as perguntas levantando-se tomando postura ereta e dizendo Sr. Ross e a resposta logo na sequência. O método aparentemente dá certo e, no dia seguinte, todos estão a espera do professor corretamente sentados;
- Força pela comunidade => é preciso ter uma causa. Sentir-se integrante de algo que é maior que nós mesmos. Isso é um motivador imenso. Criou o símbolo da classe: uma onda → pois é o símbolo da mudança, tem movimento, direção e impacto; e uma saudação → movimento de ida e volta com o braço direito e repetição (força pela disciplina, força pela comunidade). Símbolo e saudação seriam exclusivos daquela classe.
- Força pela ação => disciplina dá direito a ação. A ação sugerida é o recrutamento de novos membros para onda. Estes deveram mostrar conhecimento das regras e total obediência a elas. Quando se pensa no grupo, todos poderão ter sucesso e crescer.
- Força pelo orgulho => a onda se espalhou pelo EUA inteiro. O sr. Ross disse que era um movimento nacional e que pessoas de todo o país estavam aderindo. O líder do partido se revelaria no auditório. Laurie e David recusaram e foram expulsos.
Com esse lema e
símbolo, o desempenho escolar melhorou drasticamente. Apenas a mãe
de Laurie preocupou-se, achando que a filha estava sofrendo lavagem
cerebral.
A saudação
espalhou-se até para fora da classe.
O professor resolveu
criar monitores que iriam reportar a ele qualquer comportamento
inadequado.
Laurie é a primeira a
notar que algo está errado. A individualidade da escola estava
acabando. Brigou com o namorado David e eles romperam.
Robert aparentemente é
o que mais se envolve sugerindo ao sr. Ross ser o seu guarda-costas.
Laurie continuou
tentando criticar a onda, mas ninguém a ouvia.
Os adeptos começaram a
perseguí-la, tentando impedi-la de criticar, no jornal da escola, a
onda.
David e Laurie brigam
e, após isso, resolvem pedir ajuda ao sr. Ross que resolve encerrar
a onda.
Na aula seguinte,
Robert mostra uma figura que diz: A onda está sobre nós => o
movimento, segundo o professor, havia se tornado nacional e tudo não
só a escola seria mudado.
Definiram camisas
azuis, emblemas e que todos os integrantes eram responsáveis pelo
comparecimento em massa no comício. Somente os membros leais a onda
poderiam entrar.
O filme chega ao final
com uma revelação surpreendente. O líder era Hitler. Todos
trocaram suas liberdades pelo sentimento de serem especiais em
relação aos demais. Com isso o professor mostrou que continuando
neste ritmo eles se tornariam tão cruéis quanto os nazistas.
As lições do filme:
- não seguir cegamente um líder;
- não deixar a vontade de um grupo acabar com os direitos individuais;
- não permitir a violência para provar um ponto de vista, etc.
A história é baseada
em fatos reais.
Na minha opinião ,este filme " a onda" é um filme baseado para todos nós ( sociedade) refletirmos melhor o mundo em que vivemos , pois é exatamente isso que acontece atualmente , no entanto , de forma mais mascarada.
ResponderExcluirDiante disto , precisamos pensar mais se é assim que desejamos continuar vivendo , se é isto que desejamos para o nosso futuro e o futuro de nossa família , pois isto é um reflexo de atitudes omissas, como as nossas, diante de tudo que ocorre , a partir do momento que seguimos cegamente um líder,deixamos a vontade de um grupo acabar com os direitos individuais e permitimos que ocorram violências para que prove ou melhor, para que imponham o ponto de vista mais favorável.
Amanda.
Deus nos fez como seres pensantes e não como robôs. A inteligência e a sabedoria são essenciais para o desenvolvimento do ser humano e da sociedade como um todo. Estudar Direito por estudar é perda de tempo, posto que o objetivo básico do bacharelando da área, seja advogado ou não, é o de promover a justiça. Assim como toda profissão, existem os alunos zumbis que só se preocupam com nota, passar de ano, atingir algum objetivo profissional, etc. Não posso culpá-los, pois um dia já pensei assim. No entanto, hoje vejo a importância da profissão que escolhi no âmbito da sociedade. Percebo o poder que nos é dado quando assumimos o encargo de ser doutos da lei. Por estes e mais uma infinidade de motivos, convoco os colegas que leram esta mensagem e entenderam a importância do compromisso a serem mais diligentes e desapegados do aspecto material de nossa carreira para enfim atingir a plenitude do gozo das funções para as quais escolhemos e, creio eu, Deus nos separou. A todos, sucesso na empreitada.
ResponderExcluirBOLSONARO PRESIDENTE
ResponderExcluir