O julgamento de Deus (The God Trial)

sábado, 16 de março de 2013

Importância do Direito Processual Civil

Caríssimos,

Muitos de nós estudantes de Direito nos deparamos em um momento qualquer de nossas vidas tendo que escolher qual especialidade seguiremos.

A grande maioria de nós se apaixona de imediato pelo Direito Penal e sua possibilidade de ser um novo Law and Order (seriado norte-americano que retrata o trabalho de policiais e promotores públicos).

Outra gama se interessa pela área trabalhista e sua possibilidade de correção das injustiças sofridas pelos trabalhadores brasileiros, bem como proteger os empresários honestos (espécie em extinção) de pessoas invejosas e mal-intencionadas que visem ganhar dinheiro sem trabalhar (com as indenizações).

A área civil ainda agrada aqueles que vêem nela a possibilidade de enriquecer com a sucumbência ganha em causas milionárias de grandes empresas.

Temos ainda a faixa daqueles que se interessam pelas classes específicas como direito aeronáutico, direito eleitoral, tributário, entre tantas outras.

Bom colegas, não quero aqui escolher para os senhores, mas, em especial para aqueles da terceira categoria - cívil, venho fazer considerações sobre a área processual.

Esta área muitas vezes abandonada e despresada, bem como vista como de difícil entendimento e desinteressante, a meu ver, é a maior mina de ouro que nós operadores do direito temos.

Entendam, muitas vezes as grandes empresas diante da vigência do CDC (Código de Defesa do Consumidor) sabem que irão perder a causa, uma vez que o consumidor, considerado parte hipossuficiente da relação, pelo menos no entender da jurisprudência quase sempre tem a razão.

Porque contratar um escritório para defender a causa então?

A resposta é simples: GANHAR TEMPO.

A afirmativa secular é verdadeira - TEMPO É DINHEIRO.

Quanto 1 milhão de reais pode gerar de juros, lucro, negócios após 10 anos investidos? Pode facilmente chegar a 20 milhões ou mais.

Diante da derrota provável e iminente, as empresas focam-se em que o seu capital gere muito mais do que eles irão perder e com isso seu prejuízo será ínfimo. O que for pago de multa após estes 10 anos, ainda que ajustado em juros e descontados os honários advocatícios e custas judiciais ainda será muito menor do que eles terão feito este dinheiro render.

É aí que entra o Processo Civil. Os advogados mais experientes sabem montar peças que demandem mais tempo de análise pelos julgadores. Os prazos quase sempre são cumpridos em seu último dia (prazo fatal). Tudo isso com o objetivo de ARRASTAR o PROCESSO pelo MAIOR TEMPO POSSÍVEL e assim FAZER o CLIENTE APLICAR seu DINHEIRO e GERAR MAIS RENDA.

Quanto mais tempo durar o processo, mais seu cliente ficará satisfeito e MAIS VOCÊ PODERÁ COBRAR DELE (sem que ele reclame em te pagar, uma vez que a renda já foi multiplicada várias vezes).

Com isso eu encerro minhas considerações e espero que elas tenham feito os senhores refletirem na importância de se manter atualizado nesta matéria.

Um abraço forte a todos e fiquem com Deus.

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor, mais ainda continuo sem escolher uma área, vou ver mais adiante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pro Processo Civil você também, vem (cante como se fosse a música da Caixa)

      Excluir