O julgamento de Deus (The God Trial)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Doze Homens e Uma Sentença (12 Angry Men)

Como primeiro tema gostaria de falar do Filme Doze Homens e Uma Sentença (do inglês 12 Angry Men). Não Confundam com o famoso (Doze Homens e Um Segredo). O filme em pauta que pode ser assistido pelo link (http://www.youtube.com/watch?v=vHZhN4IccXs) ou mais facilmente na parte de cima do meu blog, é de 1957, foi refilmado em 1997 (vocês podem assistir essa versão através do youtube também), em preto-e-branco (os que tem o canal TCM da TV a cabo talvez já o tenham visto), tem aproximadamente 1h 30 min de duração e fala sobre um caso de homícidio em primeiro grau que foi levado a júri (daí os 12 homens). Nele podemos entender melhor o funcionamento de um júri de verdade (embora norte-americano o que acarretaria em algumas diferenças para o nosso sistema legal). Um dos protogonistas é o falecido Henry Fonda que até 2012 era o mais velho ganhador da estatueta do Oscar de melhor ator (por "Num Lago Dourado" de 1981). Henry faz o papel de um dos jurados (justamente daquele que acredita na inocência do réu desde o princípio).

Interessante em filmes tão antigos é perceber que apesar da estrutura, cultura, hábitos (fumar era um hábito cultuado e até em lugares fechados era permitido) e tecnologia terem mudado, poucas foram as mudanças no pensamento humano. Além disso, percebe-se que em títulos daquela época, talvez pela inexistência de efeitos especiais, as tramas eram melhor desenvolvidas e os atores precisavam se destacar mais - o que hoje não se nota (acumulam-se rostinhos bonitos, mulheres nuas e explosões).

Curiosidades a parte, o julgamento do qual trata o filme exige uma votação unânime, pois irá sentenciar a morte o jovem por ter supostamente matado seu próprio pai. A recusa inicial do personagem de Fonda fundamenta-se no fato de que, já que se trata da vida de uma pessoa, deveria haver uma discussão sobre o assunto mesmo que os fatos estejam evidentes. O filme se desenrola através destes questionamentos transmitindo lições sobre alteridade (se colocar no lugar do outro) e como nossa história particular (nossa experiência) pode influenciar em nossas decisões até chegar num final surpreendente (o qual não comentarei aqui).

Vejam e não irão se arrepender. É claro não esqueçam de comentar aqui no blog. Seus comentários são importantes e ajudam a enriquecer as temáticas abordadas.



Abração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário