O julgamento de Deus (The God Trial)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Peticionamento Eletrônico

Segue um texto da minha amada companheira:

Tenho percebido que poucos colegas estão a par que a partir de fevereiro para se peticionar no FÓRUM JOÃO MENDES o único meio será o “peticionamento eletrônico” .

“todas as ações encaminhadas para as varas cíveis centrais do Fórum João Mendes Júnior somente serão aceitas na forma eletrônica, e não mais via papel. Para fazer estes peticionamentos eletrônicos, o Foro Central da Comarca de São Paulo exige que todos os advogados tenham certificado digital, uma identidade eletrônica regulada pelo ITI, uma autarquia federal que normatiza a ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), que dá validade jurídica ao uso desta tecnologia para autenticação e assinatura de documentos eletrônicos.”  http://ultimainstancia.uol.com.br/gestao/varas-civeis-do-forum-joao-mendes-jr-so-aceitam-peticionamento-eletronico/

Então, caso ainda não tenha o seu certificado digital recomendo entrar no site da OAB/SP para saber quais os requisitos para adquiri-lo, bem como a taxa que deverá pagar.


É certo que toda essa mudança é para agilizar a burocracia na nossa profissão, mas UMA ALMA QUE NÃO QUER CALAR... não é barato, digo isso, pois além de ter que adquirir uma carteira nova, pois para algumas o chip não está adequado à leitora, é preciso pagar pelo certificado, sem considerar o valor pago da anuidade da OAB que fica em torno de R$ 800,00  (oitocentos reais) - há variação de valor de acordo com o período de inscrição.

Assim deixo aqui a minha dica em prol ao princípio da celeridade.
 
Tatiane Medeiros Cruz
Advogada

2 comentários:

  1. PARABÉNS BRUNO!!! EXCELENTE TRABALHO NESSE BLOG!!! ABÇ!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado companheiro. Sua opinião é muito importante para enriquecer o blog.

      Excluir